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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novas regras para publicidade de automíveis

A propaganda de varejo automotivo passa a ter novas regras a serem cumpridas a partir de 30 de outubro, segundo o termo de ajustamento de conduta (TAC) estabelecida em comum acordo entre o Ministério Público, as montadoras e importadoras de veículos e agências de publicidade.A TAC ter por objetivo trazer transparência e clareza na apresentação das informações, principalmente as que dizem respeito a preços e formas de pagamento.
Todos os anúncios deverão trazer informações quanto ao valor da entrada, periodicidade e o valor das parcelas mensais e intermediárias (quando houver), preço final (com e sem o financiamento), juros, custo efeito total, acréscimos e encargos.
Os anúncios de meios impressos são os que sofrerão maiores alterações, já que a TAC determina um padrão gráfico com parâmetros pré-estabelecidos para fontes, cores, fundos e entrelinhas. 
O não cumprimento da nova regra acarretará multa em 30% do custo da campanha, desde que observados o valor mínimo de R$30 mil e máximo de R$150 mil.
Veja as principais regras para a publicidade de varejo dos automóveis:
1 - Altura-x ou linha média: mínimo de 1,4mm (distância entre a linha de base e o topo das letras minúsculas, sem ascendentes); 

2 -Caracteres: máximo de 90 caracteres a cada 10cm de linha de texto; 
3 -Entrelinhas: mínimo de 2,25 vezes a altura-x, que corresponde ao mínimo de 3,15mm; 
4 - Os caracteres não podem ser condensados nem ter o espacejamento entre letras reduzido, a ponto de se encostarem umas nas outras; 
5 -A tipografia deve estar predominantemente no estilo regular, sendo que o negrito deve ser utilizado somente em palavras ou frases pontuais. 

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