Simone Antonelli (Leiaute), Adriana Mira (Leiaute) e a palestrante Débora Nunes |
Débora apresentou as consequências do conflito entre o meio ambiente e a produção humana. Além disso, salientou a importância do papel conscientizador e mobilizador das empresas, indicando quais caminhos elas devem seguir para ter um consumo mais ecológico e responsável. Para a pesquisadora, “todos nós somos parte do problema. É importante conscientizar para mobilizar, senão fica apenas a sensibilização”.
Ainda sobre o papel corporativo neste processo de conscientização, Débora afirmou que as empresas devem criar artifícios para induzir naturalmente a participação da sua equipe; que nunca se deve prescrever regras e atitudes. Para ela, “o início é difícil, mas depois torna-se natural, um hábito”.
O encontro atingiu o seu objetivo, que era alertar as empresas e seus colaboradores sobre a necessidade de pensar no assunto de forma mais séria, responsável e atuante não só dentro do ambiente de trabalho, mas também no dia-a-dia.
Débora Nunes apresentou alguns dados de consumo no mundo, dentre eles o seguinte: o homem consome, por ano, U$ 15 bilhões em perfumes, sendo que para alfabetizar a população mundial é necessário apenas de U$ 5 bilhões. A funcionária do Setor Pessoal da SERVPRED, Simone Almeida, saiu impactada com a palestra: “No mês passado, eu comprei dois perfumes importados e agora ia comprar outro. Amo perfumes, mas depois desta palestra, não vou mais comprar. Hoje, eu me conscientizei de que não preciso de mais um perfume”.
A Leiaute já colabora com o meio ambiente reutilizando e reciclando papel, além de não utilizar mais copos descartáveis. A proposta é ir além, desenvolvendo um projeto sólido de consumo consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário