Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Bienal do Lixo

Parece estranho, mas não é! Começa hoje, e segue até o próximo 7 de setembro, a primeira edição baiana da Bienal do Lixo, no Farol da Barra, em Salvador, com a proposta de mostrar que os materiais descartados podem ser o ponto de partida para moda, arte e transformação social. Na ocasião, o projeto, que reuniu 13 mil visitantes em São Paulo, promoverá exposições, cinema, painéis, oficinas e desfiles voltados ao consumo consciente.

Na feira, o Projeto Refoliar marca presença levando para as ruas os três pilares do ESG, no qual atua: destinação correta dos resíduos têxteis e educação ambiental; geração de renda para mulheres historicamente invisibilizadas; e construção de parcerias sólidas e de processos transparentes.


Lá, serão oferecidas pelo Refoliar, por meio do painel O Lixo e a Arte, oficinas práticas de upcycling, nas quais os participantes irão criar porta-retratos sustentáveis usando retalho de abadás. Além disso, o projeto apresentará um desfile de moda sustentável, com peças produzidas a partir dos resíduos têxteis.

“Queremos que as pessoas vejam no resíduo um material cheio de possibilidades, capaz de contar novas histórias e gerar dignidade para quem o transforma”, afirma Vanda Souza, uma das idealizadoras do Projeto Refoliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário