Nesta terça feira (19), o canal de comerciais antigos de Nelson Cadena, no YouTube, atingiu a marca de 1.000.000 (um milhão) de exibições. O canal disponibiliza 76 comerciais postados pelo pesquisador, exibidos na televisão brasileira a partir da segunda metade da década de 50, até a década de 90. Nelson Cadena é jornalista e publicitário, autor do livro “Brasil.100 anos de Propaganda”, editor do site www.almanaquedacomunicacao.com.br e colaborador regular da revista Propaganda e do Portal Imprensa. Na revista escreve a coluna “Memória”, desde 2001, o único espaço na mídia imprensa que trata da história da propaganda no Brasil.
O canal de Nelson Cadena, identificado no YouTube como nvcadena reúne clássicos da propaganda como “A Morte Do Orelhão” da Telesp/DPZ, “O Mundo” da Folha de São Paulo/ W-Brazil, “Garoto Bombril” da DPZ/W-GGK e W-Brazil, “Campanha da Brastemp” da Talent, “Série O Tempo Passa, O Tempo Voa” do Bamerindus/Colucci e Umuarama, “Baixinho da Kaiser” da DPZ, “Formigas” da Philco/ F-Nazca, dentre outros. Também alguns dos comerciais memoráveis do criativo Duda Mendonça como “Menino Gelol” e “Ladrão Anapion”.
Raridades
Além dos clássicos da propaganda brasileira o canal apresenta raridades como a campanha “Bara-Te-O-To” da Propeg, pioneira no estilo cliping para o varejo, encenada por Wilza Carla e Grande Otelo em finais da década de 70; comerciais que foram censurados, no seu tempo, como” Seu Cabral” da Varig e “Absorvente” encenado por Marília Pera para o “Sempre Livre” e ainda o primeiro comercial gravado pela atriz Giulia Gan, então com 14 anos, para a Telebahia/Denver. Da década de 50/60 o canal exibe comerciais produzidos com a técnica de desenho animado, em PXB, dentre os quais o clássico “Está na hora de dormir...” dos Cobertores Parahyba”, criado por Boni para a agência Interamericana.
O canal de Nelson Cadena pode ser acessado, clicando aqui.
por: ABC Mìdia - Comunicação Empresarial Especializada em Mída
Nenhum comentário:
Postar um comentário