Embora tenha grande valor estratégico em uma organização, é comum vermos a falta de reconhecimento sobre seu papel por parte de gestores, times de vendas e demais departamentos de uma empresa.
Divulgado nos últimos dias, o resultado da pesquisa Sellesta, fornecedora de ferramentas impulsionadoras de vendas para o e-commerce, mostra que, os desafios enfrentados pelo próprio setor, como a automação, que visa melhorar o desempenho e alcançar resultados mais eficazes, é uma preocupação para 87% dos gerentes de marketing online. Além desses, o estudo apontou o tempo dedicado à criação e lançamento de campanhas e a falta de informações sobre o mercado e concorrência como outros entraves para a atividade.
No entanto, para Felipe Simeoni, consultor de marketing, a automatização de tarefas se apresenta como solução para parte desses problemas: "Ao automatizar tarefas repetitivas e tediosas, as equipes de marketing podem se concentrar em atividades de alto valor, mais estratégicas e criativas, o que contribui para impulsionar o crescimento e a fidelização de clientes, bem como, o crescimento da empresa".
Segundo dados divulgados pela Sellesta, 94% dos profissionais de marketing precisam de ao menos duas semanas para criar e implementar uma campanha online, prazo que, para 14% dos entrevistados, pode chegar a um mês. Mas por que isso acontece? A pesquisa aponta que 38% dos profissionais verificam manualmente os preços da concorrência e, pouco mais da metade, têm acesso às informações diárias de tendências do mercado.
O que era para ser "os ovos de ouro" da organização, torna-se o setor com menor investimento na melhoria de ferramentas e da equipe. Além disso, segundo Simeoni, é uma das primeiras áreas a sofrer cortes diante de crises.
E então? O que você pensa a respeito?
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