segunda-feira, 30 de março de 2015

Os homens, as compras e a Mitchell. Confira entrevista exclusiva com Milena Jansen

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, no ano passado, mulheres já não são maioria na hora de ir ao shopping center. Isso mesmo! Os homens estão cada vez mais antenados com o mundo da moda e o melhor, indo mais às compras e ajudando o setor a melhorar cada vez mais, já que em matéria de mais e melhores serviços, eles são bem exigentes.
Para entender mais sobre este novo cenário, o Tabuleiro mais Publicitário da Bahia retoma sua série de entrevistas conversando com a designer Milena Jansen, profissional que acumula passagem por agências como a Morya e a Ideia 3, onde atuou como diretora de arte de campanhas para prefeituras, shoppings, hotéis redes varejistas, dentre outros; até assumir o marketing da Mitchell, empresa de moda criada em 1992 e que vem se posicionando como uma das mais modernas e preferidas do homem baiano.
Nossa conversa, a Milena fala sobre as inovações da marca, fidelização de clientes e sobre o seu dia-a-dia nos bastidores da Mitchell.


Tabuleiro Publicitário - Como a marca Mitchell percebe o mercado de moda atual?
Milena Jansen - Atualmente, os homens estão mais antenados com a moda, mas também aproveitam a oportunidade para aliar a qualidade ao preço do produto, isso, a Mitchell faz muito bem. Todos os produtos são produzidos em fábrica própria, além de ter uma equipe de designers que cuida de toda a confecção, inclusive criam estamparias exclusivas.


TP - Quais inovações estão sendo feitas na marca e em seus produtos?
MJ - Estamos sempre inovando. A Mitchell busca sempre novas tendências e está sempre em transição com as necessidades do mercado. Nesta nova coleção, por exemplo, adotamos a impressão a laser nas camisas e o conceito vintage, onde todo processo de tingimento e lavagem é feito artesanalmente. Isso não acontece apenas com os nossos produtos, mas também com as campanhas publicitárias e toda parte de comunicação visual que está sempre em transição, inclusive no desenvolvimento constante de novas embalagens (adotamos atualmente uma nova embalagem, estudada e pesquisa por mim, tanto no formato, quanto toda a elaboração do layout - forma e função).

TP - Como a marca investe no mercado publicitário?
MJ - Investimos muito em publicidade, até porque sabemos de todo cuidado que temos na produção de nossos produtos, desde a escolha do tecido até a cor da linha que vai ser utilizada na costura. Não adianta vendermos algo sem consistência. Toda embalagem exposta deve sempre ter bom conteúdo, pois é assim que fidelizamos nossos clientes. Gerenciamos a parte também de mídias sociais, onde estou atenta a ouvir o cliente sempre, uma marca deve ter um bom relacionamento com seus clientes, pois quem faz a "marca" são eles. Estamos também estudando sempre novas possibilidades de investimento em publicidade.

TP - Qual agência atende a marca?
MJ - Eu cuido de toda parte de marketing e todo o planejamento de uma agência é feito por mim, trabalhei como Diretora de Arte em grandes agências o que dá agilidade, tranquilidade e confiança para o desenvolvimento do meu trabalho, além da minha formação em Design, e, ter pós em marketing para entender e criar melhor, de acordo com o mercado. Toda a parte de conceito e concepção da campanha é criada por mim junto com o presidente da empresa. Desenvolvo toda a programação visual que envolve vitrines, embalagens, mídias sociais (existe um analista para esta função que gerencio), site e toda divulgação impressa (outdoor, mobiliário urbano etc). Isso é muito válido para a marca, porque todos que trabalham aqui sentem a marca de perto e assim é muito mais fácil vender quando se conhece o produto desde seu nascimento. Temos os setores bem definidos dentro da empresa, inclusive uma pessoa responsável por toda parte de Visual Merchandising e uma Analista de mídias sociais.

TP - A qual público a marca é voltada?
MJ - O público que adotamos e vendemos nossos produtos são aqueles que, tem um estilo de vida jovial, moderno e descontraído. Atualmente uma pessoa de 50 anos de idade continua jovem e é isso que vendemos; qualidade de vida atrelada aos nossos produtos. O nosso público é bastante variado, pois adotamos o conceito de quem se sente jovem, veste Mitchell. 

TP - Qual a fatia de mercado da Mitchell hoje?
MJ - A Mitchell consegue vender uma grife com um preço acessível, sem perder qualidade, atendendo uma fatia de mercado maior do que as lojas de departamento ou lojas de grife onde o preço não é tão acessível. Sabe o lema: "Bom, bonito e barato"? É assim que atuamos e não paramos de abrir novas lojas. Os homens querem se vestir bem a baixo custo, principalmente porque o homem é muito racional e não vai tanto pela emoção como as mulheres, apesar de encantarmos as mulheres também através de nossos produtos com design, onde compram para seus maridos, filhos, pais, tios e etc. A nossa fatia de mercado também abarca um público fiel feminino. 

TP - Qual o investimento que está sendo feito nesta etapa inovadora da marca?
MJ - O que faz a marca são pessoas. A Mitchell se preocupa e investe em pessoas, através de treinamento e incentivo.

TP - Como a Mitchell percebe o consumidor baiano?
MJ - Na verdade não atendemos apenas o consumidor baiano, atendemos o consumidor brasileiro, pois temos 30 lojas em todo o Brasil. O brasileiro é um consumidor que compra um estilo com um preço justo, mas se tratando do consumidor baiano, este é extremamente receptivo e jovial, estando sempre aberto às inovações que a marca lança, ajudando a vender nossa proposta.

Um comentário:

  1. Parabéns à Mitchell pela excelente aquisição profissional. Mais clientes à vista!!

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