Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Jovens e mídias digitais: até quanto é saudável?

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que as crianças e adolescentes estão se conectando ao mundo digital cada vez mais cedo. Mas qual o impacto do excesso de tela no desenvolvimento infantil?

O psicólogo da Hapvida Notredame Intermédica, George Barbosa, alerta aos possíveis efeitos negativos dessa hiperconectividade. "Elas ficam privadas dos mais diversos estímulos, como déficit de atenção e problemas de aprendizagem, dificuldades de socialização, além dos riscos à saúde física, devido ao sedentarismo e más posturas", sinaliza ao alertar sobe a necessidade de se estabelecer limites para um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e outras atividades.

Por isso, ele alerta para os sinais de uso demasiado dos meios digitais pelos pequenos: "Se a criança fica muito agitada utilizando o aparelho, faz muita birra ou se descontrola quando é obrigada a ficar sem celular, deixa de brincar com amigos para ficar sozinha conectada na internet, já são indícios de dependência digital", pontua o especialista.

Ele alerta também para benefícios trazidos pelos aparelhos digitais moderadamente para o conhecimento e aprendizagem da criança, o psicólogo recomenda. Para ele, jogos podem ensinar sobre estratégias, não espacial, idiomas, coordenação motora e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário